Candidatos a prefeito de São Luís apresentam suas propostas para a saúde

Profissionais da saúde trabalham em UTI para pacientes com Covid-19 em São Luís (MA) — Foto: A. Bâeta/Prefeitura de São Luís

O G1 continua, nesta sexta-feira (23), o especial de reportagens apresentando em vídeo, as propostas dos candidatos à prefeitura de São Luís nas eleições 2020. Desta vez, os dez candidatos mostram seus projetos para melhorar a saúde municipal.

A mesma pergunta foi enviada aos 10 candidatos que tiveram até 30 segundos para responder. Os vídeos foram gravados pelos próprios candidatos e enviados ao G1.

Veja abaixo, em ordem alfabética segundo a inscrição para a urna, o que dizem os candidatos:

Bira do Pindaré (PSB)

Reprodução

Bira do Pindaré (PSB) propõe a ampliação do horário de funcionamento das UBS

Bira do Pindaré: propõe a ampliação do horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante o fim de semana e, a implementação de serviços de consultas e exames para as mais diversas especialidades.

Duarte Júnior (Republicanos)

Reprodução
Duarte Júnior (Republicanos) garante acabar com a fila de espera na rede de saúde de SL

Duarte Júnior: garante acabar com a fila de espera para a realização de consultas e exames na rede municipal de São Luís. O candidato afirma que pretende fazer convênios com a iniciativa privada para garantir o atendimento de pacientes em hospitais e clínicas particulares da capital.

Hertz Dias (PSTU)

Reprodução

Hertz Dias (PSTU) pretende incorporar os hospitais privados de São Luís ao SUS

Hertz Dias: afirma que pretende incorporar os hospitais privados de São Luís ao Sistema Único de Saúde (SUS), para garantir a ampliação do atendimento gratuito à população. Ele garante também a realização de concurso público para a área da saúde e a ampliação do horário de atendimento das unidades básicas.

Neto Evangelista (DEM)

Reprodução

Neto Evangelista (DEM) pretende modificar o sistema de marcação de consultas e exames

Neto Evangelista: pretende modificar o sistema de marcação de consultas e exames da rede municipal de São Luís, disponibilizando postos com o serviço dentro de todas as unidades de saúde da capital. Ele também garante a construção de um Centro de Tratamento pós-Covid para acompanhamento de pacientes que tiveram a doença e ficaram com sequelas.

Professor Franklin (PSOL)

Reprodução

Professor Franklin ( PSOL) propõe a marcação de consultas e exames por aplicativo

Professor Franklin:
defende a implantação de um prontuário eletrônico em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e defende os serviços gratuitos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O candidato também propõe a marcação de consultas e exames por meio de um aplicativo.

Rubens Júnior (PCdoB)

Reprodução

Ruens Júnior (PCdoB) pretende aumentar o número de Policlínicas e UPAs em São Luís

Rubens Júnior: pretende aumentar o número de Policlínicas e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em São Luís. O candidato afirma que vai transformar o Hospital da Ilha, que ainda está em construção, em um Socorrão e ampliar o horário de funcionamento nos postos de saúde para o turno da noite e nos fins de semana.

Silvio Antônio (PRTB)

Reprodução

Silvio Antônio (PRTB) propõe a criação de uma ouvidoria da saúde em São Luís

Silvio Antônio: propõe a criação de uma ouvidoria da saúde que deve facilitar o acesso à consultas, cirurgias e exames. O candidato também pretende diminuir o tempo de espera para atendimento de serviços de saúde na capital.

Yglésio Moyses (PROS)

Reprodução

Yglésio Moyses (PROS) pretende aumentar o orçamento destinado para a saúde de São Luís

Yglésio Moyses: diz que vai aumentar o orçamento destinado para a saúde de São Luís. O candidato também defende um grande pacto com funcionários da saúde e a garantia de melhorias nas condições de trabalho.


Os candidatos Eduardo Braide (PODE) e Jeisael Marx (REDE) não enviaram resposta.

Comentários