Governo entrega novo prédio do ‘Iema Couros’ de Ribeirãozinho

A proposta é que os alunos capacitados possam abrir cooperativas e pequenos negócios para começar a colocar em prática o que aprenderam.



Foto: Reprodução

Para alavancar o setor coureiro na Região Tocantina e atendendo uma demanda antiga dos moradores, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Indústria, Comércio e Energia (Seinc); da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); e da Infraestrutura (Sinfra), entregou o novo prédio da unidade vocacional do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) em Governador Edison Lobão (Ribeirãozinho), voltado para a formação de mão de obra qualificada para o trabalho no ramo coureiro.

Na unidade são ofertados cursos na área de beneficiamento de couro, na modalidade Formação Inicial Continuada (FIC), com apoio do Sindicato das Indústrias de Curtimento de Couros e Peles (SindiCouros).

O novo prédio abriga salas de aulas, com banheiros e bebedouros e capacidade para atender 300 novos alunos, tendo turmas distribuídas nos turnos da manhã, tarde e noite. O instituto, que funcionava em um prédio provisório, já formou mais de 80 alunos, com a oferta de duas turmas do curso de confeccionador de artefatos em couro. Durante a entrega do prédio, mais 71 alunos receberão certificados.

A proposta é que os alunos capacitados possam abrir cooperativas e pequenos negócios para começar a colocar em prática o que aprenderam.

Unidade móvel

Para reforçar a profissionalização dos moradores, a Seinc, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), implantou uma unidade móvel de couro e calçados. Sessenta e quatro alunos, que já haviam passam pelo ‘Iema Couros’, tiveram a oportunidade de aprofundar o conhecimento na área.

Comentários